BLOG > Geral | 12/04/2023

A nova experiência de buscas na web: Bing e Inteligência Artificial.

A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, e o buscador Bing não fica de fora dessa tendência. O Bing é um dos maiores buscadores da internet e está utilizando a inteligência artificial para melhorar a qualidade das buscas e oferecer resultados mais precisos e relevantes aos usuários.

Bing e Inteligência Artificial.
Página inicial Bing.com

O buscador Bing pertence à Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que tem investido muito em inteligência artificial nos últimos anos. A empresa utiliza a IA em diversas áreas, desde a criação de produtos até a melhoria da experiência dos usuários. E com o seu buscador não seria diferente. No início de 2023 a Microsoft incorporou a tecnologia do ChatGPT ao Bing.

O que é o chatGPT?

A essa altura já o conhecemos, mas para quem esteve fora do planeta Terra nos últimos dias, segue o conceito: o ChatGPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, que tem sido utilizado em diversas aplicações de chatbot e assistentes virtuais em todo o mundo. O modelo é capaz de gerar textos consistentes e com coerência semântica, o que o torna uma ferramenta valiosa para interações com usuários em diferentes contextos.

Bing e Inteligência Artificial.

Sendo assim, com a utilização de algoritmos avançados de aprendizado de máquina, o Bing junto da IA consegue entender melhor as intenções dos usuários e interpretar o contexto ao realizar buscas e oferecer resultados que vão além do que foi buscado. Por exemplo, se alguém busca por “restaurantes italianos em São Paulo”, o Bing pode oferecer sugestões de pratos típicos da culinária italiana e até mesmo informações sobre a localização dos restaurantes mais próximos.

Com a utilização da inteligência artificial, a nova tecnologia de busca promete oferecer uma experiência mais intuitiva e personalizada para os usuários. Além disso, ela também poderá ajudar empresas a entender melhor as necessidades dos consumidores e a criar soluções mais eficientes para atendê-las.

Recursos adicionais (até o momento) de Inteligência Artificial

Até a finalização deste texto, a Microsoft ainda disponibilizou duas novas funcionalidades ao Bing. São elas: Cartões de Conhecimento 2.0, que funcionam de maneira semelhante aos Painéis de Conhecimento do Google, e as “Stories”, geradas por IA.

Os Cartões de Conhecimento 2.0 do Bing exibem informações mais detalhadas sobre os tópicos pesquisados e aparecem no lado direito da página de resultados. A inteligência artificial utiliza o GPT-4 para fornecer respostas breves ou apresentar informações mais completas, sem que haja a necessidade de acessar a guia de chat do Bing.

A inteligência artificial do Bing gera totalmente seus resultados, ao contrário do Google, que obtém dados de sites. Apesar de possíveis falhas iniciais, o feedback dos usuários quanto à eficácia das informações fornecidas contribuirá para aprimorar a precisão do mecanismo de pesquisa.

O Bing também introduziu o uso de “Stories”, recurso que exibe imagens, vídeos e textos sobrepostos, ampliando o contexto da pesquisa. Embora o Google ofereça algo semelhante, este recurso está disponível apenas em dispositivos móveis e associado a sites que produzem conteúdo nesse formato. A vantagem do Bing sobre o concorrente é que sua inteligência artificial gera o conteúdo de forma automatizada.

Bing e Inteligência Artificial.

As sessões de chat do Bing agora possuem um limite diário de 20 turnos, e a empresa está testando um limite diário de 200 respostas. Os Cartões de Conhecimento 2.0 estarão disponíveis em 11 idiomas, e a liberação será gradual para os usuários do Bing. O objetivo da Microsoft é entregar uma solução tão completa quanto, ou até mesmo mais completa que, a solução de IA do Google, conhecida como Bard que, até o momento, está em fase de testes.

A corrida da IA nos buscadores?

O aumento de usuários diários da Microsoft nos últimos dois meses requer atenção do Google, mas não ameaça seu reinado no momento. O Bing Chat ainda tem muito a percorrer. Contudo, a empresa está investindo em novos recursos para melhorar a experiência de busca e competir com o gigante das buscas.

Vamos aguardar as próximas atualizações! Fica de olho em nosso blog que logo traremos mais conteúdos sobre as novidades do mundo da tecnologia.

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhá-lo no Instagram e marcar @razor_computadores para que a gente possa ver? 🙂

WhatsApp