Design Gráfico e Fotografia | 12/02/2021

Melhor PC para Photoshop

Entenda a configuração e os principais pontos do melhor PC para Photoshop.

 

Escolher o PC certo para as suas necessidades pode ser uma atividade difícil e nosso objetivo com este conteúdo é lhe ajudar a entender como aplicações diferentes (como o Photoshop) utilizam os diferentes hardwares encontrados em workstations.

Hoje iremos discutir sobre a questão do Adobe Photoshop, que talvez seja a aplicação mais comum em criação de conteúdo. Em muitas maneiras, o Photoshop é relativamente simples de um ponto de vista de hardware, pedindo um CPU com performance por core alta e uma boa quantidade de RAM, mas outras escolhas como o GPU e armazenamento também são muito importantes.

Algo importante é que vamos focar principalmente no hardware que irá afetar a performance direta. Coisas como rede de 10Gb, telas de alta resolução e periféricos podem ter importância, mas estão fora do escopo deste post.

 

Uma boa configuração de PC para Photoshop

Vamos começar com uma workstation sólida para Photoshop que entregará excelente performance sem  quebrar o porquinho. O centro desta configuração é o Intel Core i7 10700K que vale muito o preço sobre o i5 10600K, tornando-o uma ótima escolha para a nossa recomendação de “entrada” de CPU. Ele também vence CPUs Ryzen comparáveis por uma pequena margem, que com a adição do suporte Thunderbolt em plataformas Intel, a torna uma escolha um pouco mais forte sobre a AMD.

No lado da GPU, enquanto o Photoshop pode tirar vantagem de uma placa de vídeo para processar filtros e efeitos acelerados por GPU, você quase sempre será limitado pela performance do seu processador (CPU). A Puget Systems encontrou em seus testes que até uma GPU média será similar a uma no topo da performance. Por este motivo, utilizaremos a NVIDIA GeForce RTX 2060 Super 8GB nesta configuração.

Para a memória do sistema, utilizaremos 32GB de RAM já que o Photoshop pode precisar de bastante RAM quando se vai adicionando camadas ou aumenta a resolução dos seus projetos. Em resumo, temos um Samsung 970 EVO NVMe 500GB para o drive primário (para o Sistema Operacional e as aplicações), e um Samsung 860 EVO SSD 1TB para os arquivos de projeto.

 

CPU (processador)

– Intel Core i7 10700K 8 Core

Placa de vídeo

– NVIDIA GeForce RTX 2060 Super 8GB

RAM

– 32GB DDR4

Drives

– 500GB Samsung 970 EVO NVMe (primário)

– 1TB Samsung 860 EVO SSD (projetos)

 

Configure a máquina ideal

 

Uma melhor configuração de PC para Photoshop

Melhorando um pouco em termos de performance, o Intel Core i9 10900K de 10 núcleos é um pouco mais rápido que o Core i7 10700K e é atualmente o CPU mais forte para Photoshop da Intel e AMD.

Para a GPU, manteremos a mesma NVIDIA RTX 2060 Super 8GB já que uma placa melhor não dará uma grande ajuda no Photoshop. No lugar, podemos destinar mais orçamento para dobrar a RAM (64GB) e também adicionar um Samsung 970 Pro 512GB para os arquivos temporários e de cache. Se você está usando drives da Samsung (o que é o mais recomendado, pois eles foram extremamente confiáveis nos testes da Puget Systems), é importante utilizar a linha Pro para arquivos que serão criados e deletados com frequência, pois esta linha de drivers tem mais durabilidade do que a linha EVO. Isso é importante pois arquivos de cache tendem a sofrer mais escritas ao drive, o que afeta o tempo de vida de um SSD. 

No resto, o armazenamento será igual à máquina anterior, com o Samsung 970 EVO NVMe 500GB para drive primário (Sistema Operacional e aplicações) e um Samsung 860 EVO SSD 1TB para os arquivos de projeto.

Essa sugestão de configuração deve ser 10% mais rápida que a anterior, porém ela é menos limitada pela RAM e mais organizada no armazenamento, o que evitará problemas de tamanho de arquivo e peso de projetos, potencialmente tendo um enorme impacto em grandes trabalhos.

 

CPU (processador)

– Intel Core i9 10900K 10 Core

Placa de vídeo

– NVIDIA GeForce RTX 2060 Super 8GB

RAM

– 64GB DDR4

Drives

– 500GB Samsung 970 EVO NVMe (primário)

– 1TB Samsung 860 EVO SSD (projetos)

– 512GB Samsung 970 Pro NVMe (arquivos temporários e de cache)

 

A melhor configuração de PC para Photoshop

Para a melhor performance no Photoshop, não há muito o que melhorar da segunda configuração. O Intel Core i9 10900k de 10 núcleos é o melhor CPU disponível para este tipo de trabalho.

Também manteremos a NVIDIA para placa de vídeo, mas para tirar a maior performance possível, escolhemos a NVIDIA GeForce RTX 2080 Super 8GB. Ela é apenas um pouco mais rápida que a RTX 2060 SUPER no Photoshop, mas pode fazer uma diferença maior em outras aplicações que você pode usar como After Effects ou Premiere Pro.

Outra área que pode ser melhorada é a RAM – subindo para 128GB. Isso deve ser o suficiente para quase qualquer trabalho no Photoshop, e se você precisar de mais RAM (juntando um alto número de imagens de resolução extremamente altas) você vai precisar subir para um Intel X-series ou AMD Threadripper CPU que é, infelizmente, um pouco mais lento no Photoshop. Por isso, recomendamos com 128GB de RAM para continuar a usar o Intel Core i9 10900K.

Para armazenamento, você também pode continuar com o mesmo que o sistema anterior, porém subir para 2TB no drive do projeto e 1TB para o drive de cache. Quanto armazenamento é o suficiente varia bastante de pessoa para pessoa. Alternativamente, ao utilizar um servidor para armazenamento, incluir uma placa de rede de 10 Gigabit PCI-E é uma boa ideia.

A performance deste sistema será a mesma que a anterior no Photoshop, mas a maior capacidade de RAM e armazenamento devem ter muito impacto caso seu projeto tenha um grande tamanho.  Esta é facilmente uma das melhores configurações para Photoshop com hardware atualmente disponível.

 

CPU (processador)

– Intel Core i9 10900K 10 Core

Placa de vídeo

– NVIDIA GeForce RTX 2080 Super 8GB

RAM

– 128GB DDR4

Drives

– 500GB Samsung 970 EVO NVMe (primário)

– 2TB Samsung 860 EVO SSD (projetos)

– 1TB Samsung 970 Pro NVMe (cache)

 

Ainda ficou alguma dúvida sobre a melhor configuração do PC para Photoshop? Entre agora em contato conosco, nós vamos auxiliar você a encontrar a workstation perfeita para seu trabalho com o Adobe Photoshop!

Artigo traduzido da Puget Systems. Confira o artigo original: Best Workstation PC for Adobe Photoshop.

 

CTA Alguma dúvida

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)