X
Gabinete Razor

Concentre-se na inspiração e deixe uma Razor trabalhar por você.

VER PRODUTOS > >

Design Gráfico e Fotografia | 07/12/2020

Computador ideal para Photoshop: como investir de forma correta

Computador para Photoshop: o que levar em consideração ao projetar a máquina ideal?

 

Para desenvolver suas atividades profissionais, um software completo faz toda a diferença, e o Photoshop é um bom exemplo, pois ele garante todas as funcionalidades que um profissional necessita e é parte do Creative Cloud, e nesse sentido, traz todas as atualizações de diversas ferramentas sem cobranças adicionais.

Todavia, ter um equipamento que atenda às exigências do software garante uma experiência otimizada, sem se deparar com travamentos ou lentidão que possam prejudicar o seu dia a dia e comprometer seu trabalho.

É sobre isso que vamos falar nesse post. Abordaremos a necessidade de investir em um computador para Photoshop. Também explicaremos como montar o computador ideal e escolher o melhor componente como memória, disco rígido, processador, placa de vídeo, etc. 

Ficou interessado em saber mais? Então siga a leitura!

 

A necessidade de investir em um computador para Photoshop

O Photoshop é uma ferramenta altamente profissional e um dos programas mais versáteis da indústria de softwares para designers. Ela foi desenvolvida para lidar com a maioria dos serviços exigidos no mercado de trabalho e é utilizada em todos os setores que precisam produzir conteúdo visual.

Ele é considerado a ferramenta básica do artista digital. É essencial para arquitetos, designers, publicitários, engenheiros, entre outros. Por esse motivo, ele acaba sendo também um software que exige um hardware robusto. Para ter um bom desempenho, é necessário saber um pouco mais sobre seu funcionamento.

O Photoshop também trabalha com imagens em 3D e alguns processos de renderização que demandam muitos recursos da sua máquina e causam um gargalo grande (poucos sabem desses recursos, em alguns casos por desconhecimento). Além disso, um computador para Photoshop pode aumentar muito a produtividade do profissional, pois reduzirá o tempo necessário para executar tarefas rotineiras, como abrir, salvar arquivos e editar imagens.

Antes de iniciarmos com as dicas de qual é o computador ideal para Photoshop, é preciso ter em mente que, para fazer o download do Photoshop, ativá-lo e assim utilizar seus recursos, é preciso uma conexão com internet e dispor de uma licença para o uso do software. 

Também, é importante destacar que o programa não é compatível com a versão de 32 bits do sistema operacional Windows. Além disso, recursos 3D são automaticamente desabilitados em computadores com menos de 512 MB de VRAM, independentemente do sistema operacional utilizado pelo profissional.

 

Computador para Photoshop

 

Para montar um computador para Photoshop é preciso escolher muito bem os componentes, como a memória, o processador, o disco e a placa de vídeo. Confira também as dicas de monitor e mouse para escolher.

 

Windows

Especificações mínimas fornecidas pela Adobe
  • Processador: Intel® ou AMD compatível com 64 bits; 2 GHz ou mais rápido
  • Sistema operacional:  Windows 10 (atualização de outubro de 2018 – 64 bits – versão 1809 ou posterior)
    Atenção: os documentos na nuvem não são compatíveis com o Windows 7.
  • Memória RAM: 2 GB ou mais (8 GB recomendados)
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1050 ou equivalente (recomenda-se NVIDIA GeForce GTX 1660 ou Quadro T1000)
  • Espaço em disco rígido: 3,1 GB ou mais de espaço disponível em disco rígido para a instalação (requer espaço livre adicional durante o processo)
  • Resolução do monitor: 1280×800
  • OpenGL: compatível com OpenGL 2.0

 

macOS

Especificações mínimas fornecidas pela Adobe
  • Processador: Multicore Intel® com suporte a 64 bits
  • Sistema operacional: versão 10.13 do macOS (High Sierra); versão 10.14 do macOS (Mojave); ou versão 10.15 do macOS (Catalina)
  • Memória RAM: 2 GB ou mais (8 GB recomendados)
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1050 ou equivalente (recomenda-se NVIDIA GeForce GTX 1660 ou Quadro T1000)
  • Espaço em disco rígido: 4 GB ou mais de espaço disponível em disco rígido para a instalação (requer espaço livre adicional durante o processo)
  • Resolução do monitor:  1280×800
  • OpenGL: compatível com OpenGL 2.0

 

Memória RAM

A memória RAM é um ponto crucial para executar de uma forma excelente o Photoshop. A ferramenta por si só já ocupa muita memória. No entanto, ninguém usa o Photoshop sozinho. 

Os designers fazem uso da internet para buscarem conteúdos por exemplo. É comum ter um navegador aberto com várias abas diferentes ocupando muita memória RAM. Há também o Windows que, nas versões mais recentes, ocupa em média 3GB de memória.

O mínimo recomendado para usar o Photoshop sem perigos é 16GB para profissionais que trabalham com arquivos muito grandes. No entanto, se não quiser ter dores de cabeça e conseguir trabalhar confortavelmente com desempenho elevado, o ideal é 32GB. Isso vai permitir que o usuário rode o sistema operacional sem restrições, navegue à vontade na internet e trabalhe com arquivos gigantes.

Cabe lembrar que o impacto da memória na velocidade do computador é pouca. Sua função é permitir uma quantidade maior de aplicações abertas simultaneamente. 

Escolher modelos mais novos de memórias como DDR4 em vez de DDR3, por exemplo, pode fazer a diferença, lembrando sempre de checar a compatibilidade com a placa mãe antes.

 

Processador

escolha de um processador muitas vezes pode enganar o consumidor. Nem sempre aquele modelo mais caro é o que vai obter o maior desempenho

Recomendamos as linhas de processadores Intel de 10ª geração. Caso deseje ter o melhor desempenho, há o processador Intel Core i7-10700KF com 8 núcleos.

Vale aqui ressaltar, o Photoshop não trabalha bem com processadores de muitos núcleos e nem com Hyperthreading, tecnologia disponível a partir dos modelos I5. Portanto, o que realmente importa para o Photoshop é a velocidade individual de cada núcleo.

 

 

 

Disco rígido (HD e SSD)

O Photoshop possui uma função que chama scratch disks. Ela serve quando você não possui memória suficiente para executar uma operação e parte dela é armazenada no disco rígido. Também são guardados até 1000 estados anteriores de modificações feitos em um arquivo como medida de segurança. Esses estados requerem espaço em disco e, portanto, a velocidade de leitura e gravação de dados influenciam no desempenho do software.

acesso a um disco é onde acontecem os maiores gargalos. Isso porque as velocidades de gravação são muito menores que a da memória RAM, por exemplo. Para que o Photoshop tenha uma velocidade de execução rápida, é recomendado o uso de SSD ou até SSD NVMe que é ainda mais eficiente que os HD’s comuns de funcionamento mecânico. Tarefas de salvar e abrir arquivos ficam muito fáceis com o SSD.

Caso não disponibilize de um SSD com muito espaço a recomendação é utilizar um híbrido com um SSD para executar as operações e um HDD para guardar os arquivos.

 

Placa de vídeo

É importante destacar que o Photoshop é otimizado para placas de vídeo NVIDIA Quadro, que é um modelo feito propriamente para trabalhos profissionais. Essas placas de vídeo entregam um desempenho superior, com um resultado de maior qualidade. Elas permitem, por exemplo, uma reprodução mais fiel de cores e também apresentam uma durabilidade infinitamente superior à linha GeForce.

Vale ressaltar que as placas GeForce, comumente usadas para jogos, também são boas para o Photoshop, apesar de não entregarem a mesma performance que as placas de quadro. Para escolher um bom modelo, é importante ficar atento com os núcleos de processamento e não a VRAM. Olhar bits hoje em dia não é muito importante. O que é exigido dessas placas é a velocidade de execução de cálculos.

 

Placa de vídeo dedicada

Os recursos máximos presentes no Photoshop somente podem ser utilizados caso o seu equipamento, além de atender às recomendações mínimas de funcionamento, possuir um processador gráfico compatível com o sistema. Assim, um desempenho superior será notado na hora do uso, além de evitar problemas de exibição ou até erros fatais que irão comprometer o seu trabalho.

 

Recursos que não funcionam sem GPU

  • Distorção de perspectiva
  • 3D
  • Pintura a óleo
  • Renderizar – Chama, Quadro da imagem e Árvore
  • Zoom por arrasto
  • Visão do olho do pássaro
  • Movimentação panorâmica
  • Redimensionamento do pincel suave

 

Recursos que exigem uma GPU para aceleração

  • Desfoque da lente
  • Pranchetas
  • Camera Raw
  • Tamanho da imagem – Preservar os detalhes
  • Selecionar o foco
  • Galeria de desfoque – Desfoque do Campo, Desfoque da Íris, Inclinação-Shift, Desfoque do caminho, Desfoque do giro (OpenCL acelerado)
  • Smart Sharpen (Redução de ruído – OpenCL acelerado)
  • Selecionar e mascarar (OpenCL acelerado)

 

Placas de vídeo não suportadas

  • AMD/ATI 100, 200, 3000 e 4000
  • NVIDIA GeForce 7000, 8000, 9000, 100, 200, 300
  • Intel HD Graphics antigas (por exemplo, séries 2000, 3000, 4000)

 

Monitor

Um bom monitor para profissionais que lidam com imagens é aquele que reproduz fielmente suas cores. O recomendado é o painel IPS. Essa tecnologia faz com que cada pixel da tela seja controlado por mais de um transistor, o que garante uma reprodução muito fiel e nítida da imagem.

O ideal é usar monitores grandes, a partir de 24 polegadas de 60HZ ou 144HZ, pois permitem uma visualização maior das imagens que estão sendo trabalhadas. Muitos profissionais optam por usar mais de um monitor, pois dividem a tela com Photoshop com navegador de internet ou outros softwares de edição.

 

Mouse

Por fim, mas não menos importante, o mouse. O ideal é escolher um mouse que dê precisão nos movimentos, com um DPI entre 1000 e 3000. Além disso, é ideal que seja um modelo com vários botões, pois eles são muito úteis para configuração de atalhos. Alguns deles são ótimos para serem colocados no mouse e aumentam a produtividade do usuário.

Outros periféricos interessantes são a mesa digitalizadora, que deve ser estudada conforme o uso que você pretende fazer do Photoshop, e um teclado com teclas de atalho e macros configuráveis, que podem aumentar sua produtividade e facilitam em muito o manuseio do programa.

 

Computador para Photoshop

 

Montar um computador para Photoshop é uma boa opção para qualquer usuário que deseje ter uma boa máquina. Com o mesmo computador é possível fazer uso de aplicações como CorelDraw, AutoCAD e outras ferramentas da Adobe.

Curtiu nosso post sobre qual é o computador ideal para Photoshop? Então já dá aquela conferida em nossas opções de customização de hardware para montar o seu agora mesmo e/ou entre em contato com um de nossos profissionais que irá lhe auxiliar na escolha da workstation perfeita. Até a próxima!

Gabinete Razor

Concentre-se na inspiração e deixe uma Razor trabalhar por você.

VER PRODUTOS >

ASSINE NOSSO BLOG

Receba nossas publicações em seu e-mail.
Prometemos não exagerar :)

    WhatsApp